Ultrassonografia

A ultrassonografia usa ondas sonoras de alta frequência (ultrassom), para produzir imagens de órgãos internos e de outros tecidos.

Não são usados raios-X, de modo que não há exposição à radiação durante uma ultrassonografia.

As imagens de ultrassom são adquiridas rapidamente o suficiente para mostrar o movimento dos órgãos e das estruturas do corpo em tempo real (como em um filme). Por exemplo, os movimentos dos batimentos cardíacos podem ser vistos, mesmo no feto. É eficaz, na procura de massas e objetos estranhos que estão próximos à superfície do corpo, como na glândula tireoide, nas mamas, nos testículos e nos membros, e também em alguns nódulos linfáticos.

A ultrassonografia é usada de forma eficaz para obter imagens dos órgãos internos no abdômen, na pelve e no tórax. No entanto, como as ondas de som são bloqueadas por gás (por exemplo, nos pulmões ou intestino) e pelo osso, a ultrassonografia de órgãos internos requer habilidades especiais.

É comumente usada para avaliar o seguinte:

» Coração : por exemplo, para detectar anormalidades na maneira como o coração bate, anormalidades estruturais, como válvulas cardíacas defeituosas e aumento anormal das câmaras ou paredes do coração (a ultrassonografia do coração é chamada de ecocardiograma ).

» Vasos sanguíneos : por exemplo, para detectar vasos sanguíneos dilatados e estreitados.

» Vesícula e trato biliar : por exemplo, para detectar pedras na vesícula e bloqueios dos dutos biliares.

» Fígado, baço e pâncreas : por exemplo, para detectar tumores e outros distúrbios.

» Trato urinário : por exemplo, para distinguir cistos benignos de massas sólidas (que podem ser câncer) nos rins ou detectar bloqueios, como pedras ou outras anomalias estruturais nos rins, nos ureteres ou na bexiga.

» Órgãos reprodutores femininos : por exemplo, para detectar tumores e inflamações nos ovários, nas tubas uterinas ou no útero.

» Gravidez : por exemplo, para avaliar o crescimento e o desenvolvimento do feto, e para detectar anomalias da placenta (como uma placenta deslocada, chamada de placenta prévia).

A ultrassonografia também pode ser usada para guiar o médico quando ele coleta uma amostra de tecido para biópsia. A ultrassonografia pode mostrar a posição do instrumento da biópsia e também a área em que a biópsia será feita (como uma massa). Assim, o médico consegue ver onde deve inserir o instrumento e pode assim guiá-lo diretamente ao alvo.

Manual MSD.

Agende agora seu exame ou consulta
Contato
Como chegar?
Os textos contidos neste site são de caráter informativo. Todos os procedimentos descritos somente são indicados após  rigoroso exame do paciente. As informações adicionais aos procedimentos deverão ser avaliadas caso a caso. Este site segue as determinações do Manual de Publicidade Médica e do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 1974/11). Se você observou algum item em desacordo com o Manual ou o Código de Ética, por favor, entre em contato para informar o problema.

ENDOPRAXIS CECAD – Todos os direitos reservados.

favicon

ENDOPRAXIS CECAD

Serviços médicos cirúrgicos

ENDOPRAXIS CECAD

Olá, tudo bem? 👋
Preencha seus dados e vamos conversar!

15:22